Sobre o Centro
O Centro de Artesanato do Capelo é gerido pela Associação Amigos do Farol dos Capelinhos.
É ponto de venda e exposição de trabalhos de aproximadamente 30 artesãos locais, com um crescimento muito satisfatório nos últimos tempos. Dispõe de trabalhos em escama de peixe, miolo de figueira, casca de milho, vimes, junco, ráfia, folha de dragoeiro, pinturas de vários tipos (entre elas sobre seda), pirogravura, escultura em pedra de basalto, feltragem, crochet, renda, cerâmica, patchwork, costura, marcenaria, tecelagem, e o nosso ex-libris faialense - o Bordado a Palha sobre tule.
A entrada é livre e gratuita.
O espaço é um verdadeiro ponto turístico ligado ao património, de promoção e valorização económica do artesanato local, do próprio edifício e de lançamento de artistas locais.
Está aberto todo o ano, inclusive aos fins-de-semana.
Dispõe também de uma sala de exposições temporárias, de pintura e escultura, e demonstrações de trabalho ao vivo, através do projeto “Faial Art Exhibition”. Assim como uma sala de atividades e workhops.
O Edifício
O Centro de Artesanato, edifício sede da Associação, está referenciada no Inventário do Património Imóvel dos Açores como uma construção do século XIX/XX, encontrando-se atualmente em bom estado de conservação.
Através dos registos, sabemos que aquele imóvel, caraterizado como um edifício isolado de Arquitetura Pública Civil, era um chalet do ilustre benemérito Conselheiro Terra Pinheiro, doado para fins públicos, para servir de escola aos “filhos e filhas” do povo da freguesia do Capelo.
“Edifício onde funcionou a antiga escola primária e a sede da Junta de Freguesia do Capelo, constituído por um salão, uma torre, um jardim de gosto neoromântico e por campos de jogos. O corpo do salão é de planta retangular, tem cobertura de duas águas em telha de aba e canudo e está ligado à torre, hexagonal, que tem dois pisos.
O conjunto construído está assente num embasamento e pedra que é aproveitado como cave.
O jardim inclui um maciço com um lado de repuxo, circular, encostado ao qual se encontra outro lago de contorno curvilíneo.” Inventário do Património Imóvel dos Açores, Horta Faial, Direção Regional da Cultura, Instituto Açoriano da Cultura e Câmara Municipal da Horta, 2003, p.169.
Neste espaço funcionou em tempos o secretariado da Junta de Freguesia do Capelo, e no seu salão existiu um palco que serviu de apoio a eventos culturais e sociais da freguesia, como sessões de teatro. Serviu também de instalações provisórias da Igreja Paroquial do Capelo, aquando de obras de reabilitação na mesma, entre outras.